A Unreal Engine 5.4 chegou, trazendo consigo uma série de novas funcionalidades e melhorias que prometem beneficiar desenvolvedores e criadores de jogos de todos os setores. Nesta análise detalhada, exploraremos os principais destaques da nova versão, focando em áreas como:
Animação:
- Criação de animações e rigging de personagens: Ferramentas aprimoradas para criar e rig personagens diretamente na engine, sem a necessidade de aplicativos externos.
- Modular Control Rig: Permite montar rigs de animação a partir de partes modulares, facilitando o processo.
- Redirecionamento automático: Garante ótimos resultados ao reutilizar animações de personagens bípedes.
- Novas funções deformadoras e extensões para o Skeletal Editor: Maior flexibilidade e controle sobre a animação.
- Sequencer reformulado: Melhor legibilidade e usabilidade para edição de animações não lineares.
- Keyframe Scriptability: Possibilita a criação de ferramentas de animação personalizadas.
Jogabilidade de animação:
- Correspondência de movimento: Sistema de última geração para animações realistas, agora pronto para produção.
- Choosers: Ferramenta para selecionar animações com base no contexto do jogo.
Renderização:
- Nanite: Aprimoramentos no sistema de geometria de micropolígonos, incluindo tesselação experimental e sombreamento de taxa variável.
- Super-Resolução Temporal: Maior estabilidade e desempenho para resultados previsíveis em diferentes plataformas.
- Desempenho de renderização: Otimizações para alcançar 60 Hz em mais hardwares, incluindo seleção de instância de GPU para traçado de raios.
Gráfico de renderização de filmes:
- Movie Render Graph (MRG): Nova arquitetura baseada em nós para renderizar cenas complexas com maior controle e flexibilidade.
- Render Layers: Geração de elementos de alta qualidade para pós-composição, como separação de elementos de primeiro e segundo plano.
IA e aprendizado de máquina:
- Mecanismo de Rede Neural (NNE): Agora em beta, permite que os desenvolvedores carreguem e executem modelos de rede neural pré-treinados para diversas aplicações.
Iteração do desenvolvedor:
- Cache de dados derivados local e na nuvem: O Unreal Cloud DDC facilita o compartilhamento de dados em cache da Unreal Engine em conexões de rede pública.
- Aprimoramentos no CDD local: Melhor desempenho de condicionamento de dados, tempos de carregamento do editor mais rápidos e maior controle sobre gravações em cache.
- Multi-Process Cook: Versão finalizada da funcionalidade que reduz o tempo necessário para preparar uma saída de um conjunto de servidores ou numa estação de trabalho local.
- Unreal Build Accelerator (UBA): Nova solução de compilação distribuída e escalável para C++, compatível com Windows e com suporte experimental para macOS e Linux.
Mídia e entretenimento:
- Design de movimento: Novo modo experimental com ferramentas especializadas para criar gráficos de movimento 2D complexos.
Produção virtual:
- Câmera Virtual: Suporte para Android e compatibilidade total com a Unreal Engine no macOS.
- VR Scouting: Novo kit de ferramentas experimental personalizável para exploração virtual com melhor experiência do usuário.
- Compensação de profundidade de campo: Controle preciso do tamanho da queda de GDL do conteúdo digital renderizado pelo nDisplay.
- Frustum interno multiprocessos: Renderização do que é visto pela câmera dividida em mais GPUs e recursos de hardware.
- Melhorias de estabilidade e compatibilidade com SMPTE 2110.
Compatibilidade com Linux:
- Melhorias de estabilidade do editor: Maior confiabilidade na plataforma Linux.
- Compatibilidade experimental com traçado de raios para Vulkan: Novos recursos gráficos para desenvolvedores que usam Linux.
Simulação de tecido:
- Importação de USD: Novo USD Importer no Panel Cloth Editor permite importar roupas do Marvelous Designer ou CLO para simulação em tempo real na Unreal Engine.
A Unreal Engine 5.4 representa um salto significativo em termos de recursos e funcionalidades para desenvolvedores e criadores de jogos. As melhorias na animação, renderização, IA, iteração do desenvolvedor, produção virtual e simulação de tecido abrem um leque de novas possibilidades para a criação de experiências imersivas e inovadoras, para que você possa acompanhar as notas da versão, clique aqui.