Em entrevista ao canal HotHardware, o Vice-Presidente de IA e Marketing Técnico da Intel, Robert Hallock, confirmou que o desempenho desanimador dos processadores Core Ultra 200S em games é resultado da falta de otimizações, contrariando o que estava sendo especulado até o momento. Já ciente do problema, a gigante pretende lançar em breve atualizações para garantir melhor performance ao jogar.
Além de problemas de instabilidade, um dos pontos críticos apontados por reviews durante o lançamento da linha Intel Arrow Lake foi a regressão da performance em games. Mesmo o top de linha Core Ultra 9 285K poderia oferecer taxas de quadros inferiores às do Core i7 14700K da geração anterior em certos títulos.
Especialistas se dividiram para encontrar um culpado — alguns acreditavam que havia um nível elevado de latência (o atraso no envio de dados) na troca de informações entre os processadores e a memória RAM, enquanto outros sugeriram que a divisão dos componentes em chiplets (chips menores que são combinados para compor a CPU) seria a responsável, já que haveria latência na comunicação entre eles.
No entanto, ao que parece, a verdadeira culpada seria a falta de otimizações, segundo afirmou Robert Hallock ao HotHardware. O executivo explicou que os números vistos nas análises não passavam perto do que a Intel registrou em testes internos, gerando estranhamento entre os engenheiros.
A empresa observou ainda que certas combinações de configurações da BIOS e do sistema operacional levaram a latência da memória a bater os 180 nanossegundos (ns), número mais de duas vezes maior da média esperada, que fica entre 70 ns e 80 ns. Diante disso, o time azul concluiu que ajustes de software devem corrigir essas questões.
Hallock não explicou em detalhes os próximos passos da gigante, mas afirmou que um grande esforço interno está sendo feito para identificar e corrigir as falhas. Uma auditoria será realizada, e explicações completas com os ajustes a serem implementados serão dadas conforme updates corretivos forem lançados.
A expectativa do Vice-Presidente é de que as primeiras atualizações cheguem já entre o fim de novembro e o início de dezembro, com mais correções previstas para as semanas seguintes. Resta agora saber se esses updates serão suficientes para tornar a linha Arrow Lake atraente, especialmente em um momento em que a marca encontrou um competidor de peso com o lançamento do Ryzen 9 9800X3D da AMD.