Assassin’s Creed: Shadows, o próximo capítulo da aclamada franquia da Ubisoft, promete revolucionar a experiência de jogo com um mundo aberto vivo e reativo, enriquecido por iluminação dinâmica e um sistema de estações do ano que influenciará diretamente a jogabilidade.
Um Mundo em Constante Mudança
De acordo com informações reveladas ao IGN, o mundo aberto de Shadows progredirá através das quatro estações do ano, cada uma com suas próprias condições climáticas e alterações no terreno. A primavera trará ventos carregados de pólen, enquanto o outono arrancará folhas das árvores. Essas mudanças não serão apenas estéticas, mas também impactarão a jogabilidade de forma significativa, proporcionando desafios e oportunidades únicas em cada estação.
“Grande parte do novo design de Assassin’s Creed: Shadows está focado em criar um mundo vivo e reativo. Isso pode ser observado na iluminação dinâmica e na destruição, mas há um sistema muito maior em jogo: as estações do ano.”
“O mundo aberto progride através da primavera, verão, outono e inverno, sendo que cada período traz suas próprias condições climáticas e mudanças no terreno.”
“Enquanto isso ajuda a dar um senso de realismo à paisagem – ventos dinâmicos soprarão redemoinhos de pólen na primavera e arrancarão folhas dos galhos no outono – cada estação pode ter um impacto dramático no gameplay.”
Combate Adaptado e Estilos de Jogo Distintos
O IGN também teve acesso a trechos de gameplay, revelando detalhes sobre os dois protagonistas jogáveis: Yasuke e Naoe. O combate de Yasuke, embora não alcance a perfeição de Sekiro, se apresenta como uma adaptação do sistema de combate RPG da franquia Assassin’s Creed, com parries que quebram armaduras e golpes finais de decapitação.
Naoe, por sua vez, utiliza um kusarigama para manter os inimigos à distância, além de se esconder nos telhados e atacar furtivamente, como Sam Fisher da série Splinter Cell. Cada personagem terá um estilo de jogo único, oferecendo aos jogadores diferentes abordagens para enfrentar os desafios do Japão feudal.
“Durante o tour pelo estúdio, tive a chance de ver um designer testar Yasuke para demonstrar suas habilidades de combate – está longe da perfeição do jogo de espadas de Sekiro, mas parece uma versão adequadamente adaptada do sistema de combate RPG de Assassin’s Creed.”
“Parries (parry) se transformam em golpes que quebram placas de armadura inimiga, e uma sequência de ataques termina em um movimento final de decapitação bem chamativa.”
“O desenvolvedor então muda para Naoe, que se defende de um grupo usando um kusarigama, balançando sua corrente em amplos arcos para manter distância entre ela e seus inimigos. ”
“Em outra mesa, Naoe derruba inimigos desprevenidos se escondendo nos forros, ao estilo de Sam Fisher, e empala inimigos através de portas de papel Shoji. É apenas um gostinho, mas é promissor.”
Expectativas para um Novo Marco na Franquia
Assassin’s Creed: Shadows promete ser um marco na franquia, com um mundo aberto mais vivo e reativo do que nunca, além de um sistema de combate aprimorado e dois protagonistas com estilos de jogo distintos. O jogo será lançado em 15 de novembro para PC, PS5 e Xbox Series S|X, e a expectativa dos fãs está cada vez maior.