A desenvolvedora de Fortnite, Epic Games, está de volta ao iOS, graças ao lançamento da Epic Games Store para plataformas móveis. O marketplace de jogos e aplicativos da Epic agora está disponível para download em iPhones na União Europeia e em dispositivos Android em todo o mundo, anunciou a Epic na última sexta-feira.
A versão móvel da Epic Games Store — que foi lançada em Mac e PC em 2018 — estreia com três jogos desenvolvidos pela Epic: Fortnite (incluindo Fortnite Battle Royale, Lego Fortnite, Rocket Racing e Fortnite Festival), Rocket League Sideswipe e Fall Guys. A Epic afirma que está trabalhando com desenvolvedores externos para trazer seus jogos e aplicativos para a Epic Games Store móvel e também está lançando seus jogos por meio de uma loja de terceiros chamada AltStore.
A Apple removeu Fortnite da App Store em 2020. A Apple tomou essa medida — e a fabricante do Android, Google, fez o mesmo na Google Play Store — em resposta ao fato de a Epic permitir que os jogadores comprassem a moeda do jogo, V-Bucks, diretamente dentro do Fortnite, contornando, assim, os processamentos de pagamento da Apple e do Google, que cobram uma comissão de 30% sobre as compras dentro do aplicativo. A Epic Games entrou com processos antitruste contra a Apple e o Google logo após Fortnite ser removido das lojas digitais de ambas as empresas.
A Epic Games está trazendo sua própria loja de aplicativos e seus populares jogos de volta ao iOS graças à Lei dos Mercados Digitais da União Europeia. Essa legislação exige que seis “controladores de acesso” — a Alphabet (empresa controladora do Google), Amazon, Apple, ByteDance (criadora do TikTok), Meta e Microsoft — cumpram certas diretrizes. Essas diretrizes incluem permitir que terceiros, como a Epic, interajam com o software e serviços integrados dos controladores de acesso e que os clientes possam interagir com empresas fora das plataformas dos controladores de acesso.
A Epic Games Store e os jogos da Epic não estarão disponíveis no iOS fora da União Europeia por enquanto. Em um comunicado de imprensa, a Epic afirmou que “a Apple ainda está bloqueando todos os outros usuários de iOS fora da Europa de acessar Fortnite e a Epic Games Store para iOS”.
Instalar a Epic Games Store nas plataformas iOS e Android não é fácil, mesmo para quem está na UE. A Epic afirma que a instalação de sua loja externa é um processo “longo” de 15 etapas, devido ao fato de que a Apple e o Google introduziram “experiências de instalação propositalmente complicadas, carregadas de várias etapas, configurações de dispositivo confusas e telas de alerta”. No entanto, a Epic está oferecendo alguns incentivos para convencer os jogadores em dispositivos móveis a baixar a Epic Games Store e seus jogos, com alguns cosméticos exclusivos no jogo disponíveis para fãs de Fortnite que jogarem as versões de iOS ou Android.
Em uma conferência com jornalistas esta semana, Steve Allison, gerente geral da Epic Games Store, disse: “A razão pela qual estamos começando na sexta-feira com apenas nossos jogos de primeira linha é que o retorno de Fortnite ao iOS é uma história muito forte para os jogadores. Esperamos que jogadores motivados enfrentem essa experiência de instalação. Muitos desistirão, mas muitos conseguirão chegar ao fim.”
Allison disse que a estratégia da empresa no lançamento de uma loja móvel é semelhante à da Epic Games Store para PC, que usou jogos semanais gratuitos para incentivar os clientes a instalar o marketplace.
“Nossa meta é estar em tantos dispositivos quanto possível, porque, depois que você passa por essas etapas, uma vez que tenha a Epic Games Store no seu dispositivo, ou Aptoide ou AltStore, obter um aplicativo é tão simples quanto é no iOS ou Android. São apenas um ou dois cliques,” disse Allison. “Então, estamos realmente aproveitando este tempo, até o final do ano, para conseguir o máximo de instalações possível, para termos o máximo de usuários em uma boa situação possível, para que eles não precisem passar por essa frustração e não frustrem desenvolvedores terceirizados que se juntem a nós.”
Allison acrescentou: “Estamos muito animados com a forma como as táticas e estratégias que implementamos no PC funcionaram para nós. Acreditamos que o resultado será semelhante no mobile.”
Por enquanto, os esforços da Epic para lançar uma alternativa às lojas de aplicativos da Apple e do Google estão limitados aos países da UE. Não há planos para trazer Fortnite e a Epic Games Store móvel de volta aos consumidores dos EUA, mas o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, diz que há esperança para outros mercados. Leis recentes, como a Digital Markets, Competition and Consumers Act do Reino Unido e uma legislação semelhante no Japão, podem ajudar a trazer mais lojas de terceiros para dispositivos controlados pelos sistemas operacionais da Apple ou do Google.
“Foi um fracasso monumental do sistema regulatório e político dos Estados Unidos não haver uma ação clara e precisa para impedir a monopolização que está ocorrendo nos Estados Unidos e em todo o mundo por uma empresa americana,” disse Sweeney em uma ligação com jornalistas. “Tem sido desanimador ver isso. Mas, com sorte, ao longo dos próximos anos, alguém continuará lutando por essa causa. Enquanto isso, prevemos ficar fora da App Store do iOS, com exceção desses territórios, no futuro próximo, talvez por mais alguns anos, enquanto continuamos a lutar em todo o mundo.”